Água Potável
Para que a água seja caracterizada como própria para o consumo humano ou potável, devem ser realizadas análises químicas, físico-químicas e microbiológicas periodicamente.
O Laboratório Toxilab dispõe de ANÁLISES INDIVIDUAIS e GRUPO DE ANÁLISES / PAINEL para testar a qualidade da água, conforme PORTARIA GM/MS Nr. 888, de 04/05/2021 - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Escolha o Painel que mais se encaixa com a sua necessidade e solicite um orçamento.
Painel 1
Análise Microbiológica
Esse painel de exames pesquisa a presença de bactérias na água.
Total de exames: 2
- Escherichia coli
- Coliformes Totais
Painel 4
Potabilidade da Água segundo o Ministério da Saúde (Inclui o Painel 1)
Esse é o painel de exames exigidos pelo Ministério da Saúde como critério para água potável (Padrão Organoléptico de Potabilidade).
Este painel confere o Certificado de Potabilidade.
Total de exames: 20
- Alumínio
- Amônia
- Coliformes totais
- Cor aparente
- Cloreto
- 1,2 Diclorobenzeno
- 1,4 Diclorobenzeno
- Dureza
- Escherichia coli
- Ferro
- Gosto
- Manganês
- Monoclorobenzeno
- Odor
- Sódio
- Sólidos dissolvidos totais
- Sulfato
- Sulfeto
- Turbidez
- Zinco
Água Potável
A água potável constitui a água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos e físico-químicos atendam aos critérios da portaria de consolidação nº 5 do Ministério da Saúde.
Apesar de a água sair das empresas de tratamento com boa qualidade, existe o risco de contaminação no percurso até nossas torneiras. Esse risco ocorre nos quilômetros de encanamentos, reservatórios e caixas d'água.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada quatro leitos hospitalares é ocupado por pessoas que utilizaram água de má qualidade para consumo ou preparo de seus alimentos.
Qualquer um pode se prevenir dos riscos de uma água contaminada e, assim, preservar a sua saúde e a dos outros que a utilizam. O Laboratório Toxilab coloca à disposição um serviço especializado em análise de águas. São painéis de exames para testar a qualidade da água.
Aplicações
- Qualidade da água em casas, condomínios e edifícios residenciais e comerciais.
- Restaurantes: qualidade da água usada na lavagem e preparação dos alimentos, bebidas e gelo.
- Caixas d'água: controle da eficácia da limpeza ou risco de contaminação por insetos, roedores ou outros animais.
- Riscos de contaminação após falta d'água. A água encanada é pressurizada, impedindo a entrada de terra e resíduos. Em toda falta de água, detritos variados podem entrar nos canos através de fissuras e serem arrastados, provocando a "água com barro" e a contaminação em todo o trajeto até as caixas de água.
- Escolas: qualidade da água para beber e preparo de alimentação.
- Prédios antigos: encanamentos velhos e eventual contaminação por metais pesados.
- Hospitais e clínicas: controle da qualidade da água, evitando possíveis contaminações nos processos de higienização e preparo de alimentos.
Perguntas Frequentes
Quem deve fazer análise de águas?
Qualquer um preocupado com a sua saúde, com a água que bebe e com que prepara seu alimento.
Condomínios, no controle de qualidade da limpeza de reservatórios. Pessoas com poços artesianos d'água ou que residam em áreas onde problemas com água foram relatados. Pessoas que residam em prédios antigos.
Minha água é fornecida por uma Hidráulica Municipal. Devo testá-la?
Os municípios testam a água fornecida. Entretanto, canos de água da rua e domésticos podem contaminar a água depois de sair do tratamento municipal.
O Chumbo, por exemplo, pode ser um problema sério se presente na água de consumo; provém de canos velhos que levam por quilômetros a água para as residências.
O que são coliformes?
Os coliformes são bactérias, dentre as quais a Escherichia coli é considerada o mais específico indicador de contaminação fecal recente e de eventual presença de organismos patogênicos.
Os coliformes são monitorados em água de rios, praias, etc., representando um parâmetro das condições higiênicas. Portanto, não devem estar presentes na água para consumo humano.
Os coliformes podem estar presentes na água proveniente de bombonas ou de caixas d'água?
A presença de coliformes indica risco potencial de microrganismos patogênicos.
Caixas d'água com fissuras, abertas ou mau conservadas propiciam a formação de "biofilme" (matéria orgânica, partículas e proliferação de microrganismos).
As bombonas contendo água mineral são colocadas em "porta-bombonas" que possuem serpentina de difícil acesso e limpeza, podendo contribuir para a formação de "biofilme" e proliferação de microrganismos, inclusive coliformes.
Recomenda-se desinfecção e exame microbiológico regulares na saída da água.
A água de minha cidade é muito ácida. Qual o problema que pode me causar?
Águas com pH ácido podem causar corrosão nos canos e liberar metais pesados como chumbo e cobre na água; com encanamentos antigos este problema se agrava ainda mais.
Exames e sua importância
Efluente Industrial e Sanitário
O Toxilab é um Laboratório de Análises Ambientais cadastrado junto à FEPAM com um dos escopos mais completos junto a este órgão no Estado do Rio Grande do Sul.
Aplicação
Análise das condições dos efluentes lançados no meio ambiente, segundo parâmetros fiscalizados pela FEPAM.
Água de Lagos / Água Superficial
Aplicação
Avaliação da qualidade da água dos lagos de condomínios, rios e açudes.
Água Reagente / Purificada
Aplicação
Monitoramento da qualidade e determinação do grau de pureza da água produzida por filtração, destilação deionização, osmose reversa, entre outros
Água para Hemodiálise
Toxilab é acreditado pelo INMETRO com escopo completo de análises para qualidade da água para hemodiálise conforme RDC N°11 ANVISA.
Aplicação
Padrão de qualidade da água tratada utilizada em hemodiálise.
Água Subterrânea / Piezômetros
Realizamos a coleta pela técnica Low Flow (bomba de baixa vazão) ou Bailer.
Aplicação
Avaliação da água de poços de monitoramento e piezômetros.
Desenvolvimento deste website: AMS Public - Sites e sistemas para internet